A obtenção de água doce de boa qualidade está se…
(UEFS-BA) A obtenção de água doce de boa qualidade está se tornando cada vez mais difícil devido ao adensamento populacional, às mudanças climáticas, à expansão da atividade industrial e à poluição. A água, uma vez captada, precisa ser purificada, o que é feito nas estações de tratamento. Um esquema do processo de purificação é:
A → B → C → D → E → F
em que as etapas B, D e F são:
B – adição de sulfato de alumínio e óxido de cálcio,
D – filtração em areia,
F – fluoretação.
Assim sendo, as etapas A, C e E devem ser, respectivamente,
a) filtração grosseira, decantação e cloração.
b) decantação, cloração e filtração grosseira.
c) cloração, neutralização e filtração grosseira.
d) filtração grosseira, neutralização e decantação.
e) neutralização, cloração e decantação.
Resolução
Antes da adição de sulfato de alumínio e óxido de cálcio, é realizado uma filtração grosseira para retirar os sólidos maiores.
Na etapa B, etapa de floculação, a reação entre o sulfato de alumínio (Aℓ2(SO4)3) e óxido de cálcio (CaO) produz o hidróxido de alumínio (Aℓ(OH)3), que é uma substância gelatinosa. Tal substância é responsável pela a aglutinação de partículas de sujeira. Dessa forma, a próxima etapa deve ser a decantação, ou seja, etapa em que os flósculos de sujeira se sedimentam no fundo de um tanque e são, posteriormente, separados da água.
Antes da fluoretação a água passa por uma etapa de desinfecção utilizando produtos à base de cloro. Nesta etapa, chamada de cloração, o objetivo é eliminar os micro-organismos patogênicos existentes na água.
Portanto, temos:
A – filtração grosseira;
C – decantação;
E – cloração
Gabarito: LETRA A
Confira mais EXERCÍCIOS RESOLVIDOS sobre MATÉRIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES.
Gostaria de ver mais RESOLUÇÕES COMENTADAS da UEFS?