(FMSC-SP) A formação de gelo no inverno constitui um fator que:
a) dificulta a continuação da queda de temperatura.
b) favorece a queda de temperatura.
c) não se pode prever como irá influir no clima.
d) não tem influência na queda de temperatura.
e) torna os efeitos do inverno muito mais rigorosos.
Resolução
O processo de formação do gelo consiste na passagem de água do estado líquido para o estado sólido. E, para tal processo ocorrer, as moléculas de água no estado líquido precisam perder energia para então atingir uma organização melhor, característica dos sólidos.
Contudo, de acordo com o princípio da conservação de energia, o calor proveniente da água no estado líquido é transferido para algum outro corpo, nesse caso o ar atmosférico em contato com a água. Assim, a temperatura do ar, devido ao incremento de energia, aumenta e, consequentemente, dificulta a continuação da queda da temperatura.
Talvez você pode estar se perguntando: “Por que a energia é transferia da água para o ar”. Pois bem, o calor é uma forma de energia que flui de um corpo de maior temperatura para outro corpo de menor temperatura. No caso descrito na questão, o ar atmosférico, devido ao inverno, possui temperatura mais baixa do que a da água.
Gabarito: LETRA A
Resumindo, essa questão é pouco estranha, pois não dá muitas informações. Sendo assim, redigi essa resposta me baseando nos conceitos fundamentais a respeito das transformações da matéria. Os quais dizem que para uma substância passar do estado líquido para o estado sólido é preciso que ela transfira energia, na forma de calor, para outro corpo, o qual terá sua temperatura aumentada.