Ícone do site Química Legal

Ao resumir as características de cada um dos…

Exercícios resolvidos sobre estrutura atômica

(UFMG 1997) Ao resumir as características de cada um dos sucessivos modelos do átomo de hidrogênio, um estudante elaborou o seguinte quadro:

Modelo Atômico Características
Dalton Átomos maciços e indivisíveis
Thomson Elétron, de carga negativa, incrustado em uma esfera de carga positiva. A carga positiva está distribuída, homogeneamente, por toda a esfera.
Rutherford Elétron, de carga negativa, em órbita em torno de um núcleo central, de carga positiva. Não há restrição quanto aos valores dos raios das órbitas e das energias do elétron.
Bohr Elétron, de carga negativa, em órbita em torno de um núcleo central, de carga positiva. Apenas certos valores dos raios das órbitas e das energias do elétron são possíveis.

O número de ERROS cometidos pelo estudante é:

a) 0

b) 1

c) 2

d) 3

Resolução

Os átomos, segundo o modelo de Dalton, são partículas minúsculas, sem cargas, indivisíveis e indestrutíveis, como se fossem esferas maciças. Dessa forma, ficou conhecido como modelo bola de bilhar.

O modelo de Thomson, por sua vez, considera o átomo como uma esfera com carga positiva distribuída uniformemente, e essa carga seria neutralizada pela presença de cargas negativas. Assim, a analogia entre o modelo de Thomson e um pudim de passas é bastante comum. O pudim seria o átomo e as passas seriam as cargas negativas.

Rutheford propôs um modelo em que o átomo seria constituído por um núcleo denso e com carga positivo, ao redor do qual orbitavam os elétrons. Por isso, esse modelo é geralmente conhecido como modelo planetário. Mas vale ressaltar, que o fato dos elétrons orbitarem em torno do núcleo, contrariava as leis da física clássica. Pois, já naquela época sabia-se que partículas carregadas negativamente, que circulam ao redor de partículas com cargas positivas, perdem energia gradualmente e percorrem uma órbita em espiral até o centro.

Então, para tentar contornar essa falha do modelo Rutheford, o físico dinamarquês Niels Bohr sugeriu que os elétrons ocupam órbitas específicas de acordo com o nível energético e só poderiam atingir outra órbita se ganhasse ou perdesse uma certa quantidade de energia. Portanto, o modelo proposto por Bohr conseguiu explicar uma das questões não respondida pelo modelo de Rutherford.

Sendo assim, o estudante não cometeu nenhum erro.

Gabarito: LETRA A

Confira mais EXERCÍCIOS RESOLVIDOS sobre ESTRUTURA ATÔMICA.

Veja também: QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA

Gostaria de ver mais RESOLUÇÕES COMENTADAS da UFMG?

Sair da versão mobile