(UFSM-RS)
Aproximadamente 30 milhões de hectares do planeta são afetados por sais, e de 0,25 a 0,5 milhão de hectares de área produtiva é perdido a cada ano em função da salinização do solo.
Fonte: FAO, 2002 apud Willadino & Camara, 2010. (adaptado)
A informação apresentada tem preocupado agricultores, ambientalistas e pesquisadores. Em busca de novos cultivares de plantas adaptadas a solos com maior salinidade, pesquisadores do mundo inteiro estão intensificando estudos sobre espécies de plantas halófitas, que são naturalmente adaptadas a altas concentrações de sais no solo.
Considerando-se os mecanismos gerais de evolução por seleção natural, apresentados por Darwin e Wallace, é possível inferir:
a) Futuramente, todas as espécies cultivadas estarão adaptadas ao excesso de sais no solo, pois, ao longo do seu crescimento, cada indivíduo realizará adequações metabólicas profundas que garantirão sua sobrevivência.
b) Para que as plantas se adaptem a solos com alta salinidade, basta submetê-las lentamente a doses crescentes de solução salina, estimulando a ocorrência de mutações que as tornarão resistentes.
c) Poderão ocorrer mutações ao acaso em certos indivíduos, algumas delas conferindo resistência à alta salinidade e permitindo maior sucesso reprodutivo dos indivíduos portadores dessa mutação nos solos com alta salinidade, em comparação com aqueles indivíduos não portadores da mutação.
d) Poderão ocorrer mutações específicas, causadas pelo excesso de sais, que serão direcionadas pela planta para resistência à alta salinidade.
e) É inútil procurar novas plantas adaptadas à alta salinidade do solo além das já conhecidas, pois as espécies são imutáveis.
Resolução
a) Incorreto. Em uma população, apenas alguns indivíduos podem apresentar mutações que proporcionem adaptação ao excesso de sais no solo. Esses indivíduos adaptados terão maior probabilidade de sobreviver e reproduzir. Gradativamente, os indivíduos sem essa adaptação podem diminuir em número.
b) Incorreto. As mutações, em sua maioria, são causadas por erros durante a replicação do DNA durante a divisão celular ou devido à exposição a fatores mutagênicos, como radiação, certos produtos químicos ou outras influências externas específicas.
Embora os processos naturais possam desempenhar um papel, as mutações geralmente estão ligadas a erros genéticos espontâneos ou à exposição a agentes físicos, químicos ou biológicos que causam danos ao DNA. Esses fatores mutagênicos podem ser encontrados no ambiente natural ou serem produzidos artificialmente.
c) Correto. A seleção natural é o mecanismo em que indivíduos com mutações favoráveis à sobrevivência ou reprodução têm mais chances de transmitir seus genes à próxima geração, enquanto aqueles com mutações prejudiciais podem ter menor sucesso reprodutivo e serem eliminados ao longo do tempo.
d) Incorreto. Veja a explicação da alternativa B.
e) Incorreto. Embora as mutações ocorram aleatoriamente, a seleção natural influencia quais mutações persistirão ao longo das gerações, favorecendo aquelas que proporcionam vantagens adaptativas.
Portanto, a alternativa correta é a letra C, já que a seleção natural é crucial para a perpetuação das espécies ao favorecer mutações benéficas e eliminar aquelas prejudiciais ao longo do tempo.
Gabarito: LETRA C
Confira mais EXERCÍCIOS RESOLVIDOS sobre EVOLUÇÃO.
Veja também: EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA
Gostaria de ver mais RESOLUÇÕES COMENTADAS da UFSM?