(UFU-MG) As afirmativas a seguir descrevem estudos sobre modelos atômicos, realizados por Niels Bohr, John Dalton e Ernest Rutherford.
I. Partículas alfa foram desviadas de seu trajeto, devido à repulsão que o núcleo denso e a carga positiva do metal exerceram.
II. Átomos (esferas indivisíveis e permanentes) de um elemento são idênticos em todas as suas propriedades.
III. Os elétrons movem-se em órbitas, em torno do núcleo, sem perder ou ganhar energia.
Assinale a alternativa que indica a seqüência correta do relacionamento desses estudos com seus autores.
a) Rutherford, Dalton, Bohr
b) Rutherford, Bohr, Dalton
c) Dalton, Rutherford, Bohr
d) Dalton, Bohr, Rutherford
Resolução
I. Em 1911, Ernest Rutherford bombardeou com radiação alfa (partículas positivas) uma finíssima lâmina de ouro e observou que a maior parte das partículas atravessaram a lâmina sem nenhum desvio e que poucas partículas foram desviadas. Assim, a partir dos resultados do seus experimentos, Rutherford concluiu que o átomo era formado por um núcleo pequeno e denso disperso em um grande espaço vazio onde se encontravam os elétrons, denominado eletrosfera.
Portanto, as poucas partículas alfa que sofreram desvio ou que recocheteavam eram na verdade repelidas pelo pequeno núcleo contendo as cargas positivas (prótons). Já as partículas alfa que não sofreram desvio, passaram pelo grande espaço vazio do átomo, chamado de eletrosfera. Atualmente, sabe-se que que o tamanho do átomo é 10 mil a 100 mil vezes maior que o de seu núcleo.
II. Em 1808, John Dalton, baseando-se em trabalhos de outros cientistas, como Lavoisier, propôs o primeiro modelo atômico. Resumidamente, o modelo atômico de Dalton descreve o átomo como uma esfera maciça, sem carga e indivisível, e que elementos químicos diferentes possuem propriedades diferentes.
III. Como discutido anteriormente, o átomo descrito pelo modelo atômico de Rutherford é constituído por um núcleo pequeno, denso e carregado positivamente, e a eletrosfera, onde se encontram os elétrons que giram ao redor do núcleo. Porém, de acordo com as leis da física clássica, o elétron em movimento irular ao redor do núcleo, perderia energia e sua velocidade de rotação diminuiria com o tempo, e, consequentemente, acabaria indo de encontro ao núcleo, descrevendo um movimento espiralado. Dessa forma, em 1913 o cietistia Niels Bohr, baseando-se na teoria de Max Planck, aprimorou 0 modelo de Rutherford, postulando que os elétrons movem-se em órbitas, em torno do núcleo, sem perder ou ganhar energia. Assim, para um elétron mudar sua órbita ele deveria ganhar ou perder uma quantidade de energia específica.
Gabarito: LETRA A
Confira mais EXERCÍCIOS RESOLVIDOS sobre ESTRUTURA ATÔMICA.
Veja também: QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA
Gostaria de ver mais RESOLUÇÕES COMENTADAS da UFU?