Certas misturas podem ser separadas, usando-se uma destilação…
(UFMG-MG) Certas misturas podem ser separadas, usando-se uma destilação simples, realizável numa montagem, como a apresentada nesta figura:
Suponha que a mistura é constituída de água e cloreto de sódio dissolvido nela. Ao final da destilação simples dessa mistura, obtém-se, no erlenmeyer:
a) água.
b) água 1 ácido clorídrico.
c) água 1 cloreto de sódio.
d) água 1 cloro.
Resolução
O aparelho mostrado na figura é um destilador, uma ferramenta fundamental em laboratórios para separar misturas através do processo de destilação. Este dispositivo consiste em vários componentes essenciais que desempenham papéis específicos para realizar a separação desejada.
Para começar, temos o balão de destilação, que é o recipiente onde a mistura a ser destilada é colocada. Em seguida, uma fonte de aquecimento, como um bico de Bunsen, é aplicada sob o balão de destilação para aquecer a mistura e iniciar o processo de separação.
O condensador é outro componente crucial do destilador. Ele é responsável por converter os vapores gerados a partir do aquecimento da mistura no balão de destilação de volta ao estado líquido. O condensador tem uma parte oca por onde passam os vapores resultantes do aquecimento, e um invólucro que envolve essa parte oca. Este invólucro é preenchido com água, que, devido à sua temperatura mais baixa, condensa os vapores, transformando-os novamente em líquido.
Por fim, temos o recipiente para coletar os líquidos destilados, que pode ser um Erlenmeyer ou um béquer. Este é o local onde os líquidos separados são recolhidos após a destilação.
Agora, considerando uma mistura contendo água e cloreto de sódio, a qual é composta por apenas uma fase (homogênea), o processo de destilação se torna relevante. Quando essa mistura é aquecida, a água, devido ao seu ponto de ebulição significativamente mais baixo em comparação com o cloreto de sódio, entra em ebulição primeiro. Os vapores de água são então conduzidos até o condensador, onde se condensam de volta ao estado líquido. Enquanto isso, o cloreto de sódio permanece no balão de destilação.
Assim, ao final da destilação desta mistura, obtém-se no recipiente de coleta (Erlenmeyer ou béquer) a água, separada do cloreto de sódio. Este processo exemplifica a eficácia da destilação na separação de componentes de uma mistura, aproveitando as diferenças em seus pontos de ebulição.
Gabarito: LETRA A
Confira Também
- Exercícios Resolvidos sobre Matéria e Suas Transformações
- Exercícios de Química Geral e Inorgânica Resolvidos
- Resoluções Comentadas da UFMG-MG
- Livros de Química Resolvidos