Matéria e suas transformaçõesQuímica Geral

Classificação de misturas quanto ao número de fases

(Química 1, Ricardo Feltre) Misturando, agitando bem e deixando um certo tempo em repouso, diga quantas fases surgirão em cada um dos sistemas:

a) água e álcool

b) água e éter

c) água, álcool e acetona

d) água, álcool e mercúrio

e) água, gasolina e areia

Resolução

Antes de tudo, vamos relembrar brevemente o que são sistemas e fases.

Sistema é uma porção limitada da matéria em estudo e fase, por sua vez, é uma porção de aspecto homogêneo dentro de um determinado sistema. Os sistemas podem ser classificados, de acordo com o número de fases, em homogêneos e heterogêneos.

Os sistemas homogêneos apresentam apenas uma fase em toda sua extensão, não importando o número de componentes. Já os sistemas heterogêneos apresentam duas ou mais fases, podendo inclusive ser constituído de um componentes apenas.

Agora podemos analisar os sistemas listados e descobrir o número de fases em cada um.

a) água e álcool

Água e álcool são duas substâncias polares, e, consequentemente, se misturam em qualquer proporção. Assim, o sistema resultante apresenta apenas uma fase e o sistema é classificado com homogêneo.

b) água e éter

Os éteres em sua maioria são líquidos (os de cadeia menores são gasosos) em temperatura ambiente, e apresentam baixa solubilidade em água. Porém, o nome éter é usualmente utilizado para designar o éter etílico, o qual apresenta baixa solubilidade em água. sendo assim, a mistura entre água e éter resultará em um sistema com duas fases.

Classificação de misturas quanto ao número de fases

c) água, álcool e acetona

O álcool (etanol) e a acetona são susbtâncias polares, assim como a água. Dessa forma, um sistema resultante da mistura deles apresentará uniformidade em toda extensão, ou seja, apenas uma fase.

d) água, álcool e mercúrio

Como mencionado anteriormente, o álcool e a água são miscíveis entre si, e, portanto, resultam em um sistema contendo apenas uma fase. Porém,  ao adicionar mercúrio passaremos a ter um sistema com duas fases, uma vez que o mercúrio não se dissolve nem em água nem em álcool.

e) água, gasolina e areia

A gasolina é um combustível composto de hidrocarbonetos com cadeias cabônicas contendo de 5 a 10 átomos de carbono, não sendo, portanto, miscível em água. Além disso, a areia não é solúvel em água e nem em gasolina. Portanto, a mistura destes três materiais resulta em um sistema com três fases, ou trifásico.

Confira mais EXERCÍCIOS RESOLVIDOS sobre MATÉRIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES.

Gostaria de ver mais LIVROS RESOLVIDOS DE QUÍMICA?

Não achou o que procura?