(Química 1, Ricardo Feltre) Compare um sistema homogêneo e um sistema heterogêneo utilizando o conceito de fase. Cite exemplos.
Resolução
No âmbito da química, é importante ressaltar que o termo “fase” se refere a uma região com características uniformes dentro de um sistema físico. Em termos químicos, um sistema representa uma porção delimitada de matéria selecionada para análise e estudo. Com base nessa definição, a classificação de sistemas ocorre de acordo com o número de fases que eles contêm, o que nos permite compreender a diversidade das composições e estruturas que a matéria pode assumir em diferentes contextos.
Sistema Homogêneo
São sistemas que possuem apenas uma fase, ou seja, exibem uniformidade em toda a sua extensão. Dessa forma, um exemplo clássico desse tipo de sistema é a mistura de água e álcool etílico, que são substâncias miscíveis entre si.
Sistema Heterogêneo
São sistemas que possuem duas ou mais fases, ou seja, apresentam pelo menos duas regiões distintas e fisicamente separadas. Assim, um exemplo comum de sistema heterogêneo é a mistura de água e óleo. Como essas duas substâncias não se misturam, ocorre a formação de duas fases separadas, com base em suas densidades.
É relevante notar que sistemas heterogêneos podem ser compostos por uma única substância. Por exemplo, um copo de água contendo cubos de gelo. Nesse caso, temos apenas uma substância, a água, que se apresenta em dois estados de agregação diferentes: sólido e líquido.
Confira mais EXERCÍCIOS RESOLVIDOS sobre MATÉRIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES.
Veja também: EXERCÍCIOS DE QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA
Gostaria de ver mais LIVROS RESOLVIDOS DE QUÍMICA?