(Química 1, Ricardo Feltre) Descreva as três grandezas utilizadas para caracterizar as ondas e cite unidades de medida que podem ser empregadas em cada caso.
Resolução
As ondas são caracterizadas por três grandezas principais:
- Comprimento de Onda (λ): É a distância entre dois pontos correspondentes em uma onda, como de crista a crista ou de vale a vale. Em ondas eletromagnéticas, como luz e rádio, é medido em metros (m), centímetros (cm) ou nanômetros (nm). Em ondas sonoras, utiliza-se comumente metros (m) ou milímetros (mm).
- Frequência (f): Indica quantos ciclos (ou oscilações) ocorrem por unidade de tempo. Mede-se em hertz (Hz), onde um hertz representa um ciclo por segundo. Frequências mais altas correspondem a tons mais agudos em ondas sonoras e a cores mais claras em ondas eletromagnéticas.
- Amplitude (A): Representa a altura máxima de uma crista ou a profundidade máxima de um vale em relação à posição de equilíbrio. É a magnitude máxima da perturbação causada pela onda. A amplitude está relacionada com a intensidade da onda, sendo que amplitudes maiores tendem a transportar mais energia. Em ondas sonoras, é medida em unidades de pressão, como pascal (Pa) ou decibéis (dB). Para ondas eletromagnéticas (como luz), é medida em unidades de campo elétrico ou magnético, frequentemente expressa em volts por metro (V/m) ou outras unidades relacionadas ao campo eletromagnético.
Essas grandezas desempenham papéis importantes na descrição e caracterização de diferentes tipos de ondas, como ondas sonoras, ondas de luz e ondas eletromagnéticas em geral.
Confira mais EXERCÍCIOS RESOLVIDOS sobre ESTRUTURA ATÔMICA.
Veja também: EXERCÍCIOS DE QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA
Gostaria de ver mais LIVROS RESOLVIDOS DE QUÍMICA?