Em uma indústria, um operário misturou…
(FUVEST-SP) Em uma indústria, um operário misturou, inadvertidamente, polietileno (PE), policloreto de vinila (PVC) e poliestireno (PS), limpos e moídos. Para recuperar cada um desses polímeros utilizou o seguinte método de separação: jogou a mistura em um tanque contendo água (densidade = 1,00 g/cm3), separando, então, a fração que flutuou (fração A) daquela que foi ao fundo (fração B). Depois, recolheu a fração B, secou-a e a jogou em outro tanque contendo solução salina (densidade = 1,10 g/cm3), separando o material que flutuou (fração C) do que afundou (fração D). As frações A, C e D eram, respectivamente
(Dados: densidade na temperatura de trabalho em g/cm3: polietileno = 0,91 a 0,98; poliestireno = 1,04 a 1,06; policloreto de vinila = 1,35 a 1,42):
a) PE, PS e PVC
b) PS, PE e PVC
c) PVC, PS e PE
d) PS, PVC e PE
e) PE, PVC e PS
Resolução
Lembre-se que os materiais que não se misturam, se separam de acordo com suas densidades. Assim, em um recipiente contendo água, o material menos denso do que a água irá flutuar, enquanto o material mais denso que água se manterá no fundo.
De acordo com o enunciado, a fração A flutuou na água, logo, o material desta fração possui necessariamente uma densidade menor do que 1,00 g/cm3, densidade da água. Afinda conforme dados apresentados no enunciado, a densidade do PE varia de 0,91 g/cm3 a 0,98 g/cm3. Dessa forma, a fração A é o Polietileno (PE).
A fração C flutuou no tanque de solução salina, logo, o metal desta fração apresenta densidade menor do que 1,10 g/cm3. Segundo os dados apresentados, o material presente na fração C é o poliestireno (PS). A fração D é, portanto, o policloreto de vinila (PVC).
Assim, temos:
- Fração A = polietileno (PE)
- Fração C = poliestireno (PS)
- Fração D = policloreto de vinila (PVC)
Gabarito: LETRA A
Confira mais EXERCÍCIOS RESOLVIDOS sobre GRANDEZAS FÍSICAS.
Gostaria de ver mais RESOLUÇÕES COMENTADAS da FUVEST?