Ícone do site Química Legal

Estima-se que a quantidade de metanol capaz de…

Exercícios resolvidos de estequiometria

(Unesp-SP) Estima-se que a quantidade de metanol capaz de provocar a morte de um ser humano adulto é de cerca de 48 g. O adoçante aspartame (MM = 294 g/mol) pode, sob certas condições, reagir produzindo metanol (MM = 32 g/mol), ácido aspártico (MM = 133 g/mol) e fenilalanina, segundo a equação apresentada a seguir:

C14H18O5N2 + 2 X → CH3OH +
+ C4H7O4N + C9H11O2N

a) Identifique o reagente X na equação química apresentada e calcule a massa molar da fenilalanina. (Dadas as massas molares, em g/mol: H = 1; C = 12; N = 14; O = 16.)

b) Havendo cerca de 200 mg de aspartame em uma lata de refrigerante light, calcule a quantidade mínima de latas desse refrigerante necessária para colocar em risco a vida de um ser humano adulto. (Suponha que todo o aspartame contido no refrigerante será decomposto para a produção do metanol.)

Resolução

a) Perceba que na equação apresentada há 22 H e 7 O no lado dos produtos. Já nos reagentes são 18 H e 5 O. Portanto, para que a equação esteja balanceada, o composto X deve ser, necessariamente, H2O.

Equação balanceada:

C14H18O5N2 + 2 H2O → CH3OH +
+ C4H7O4N + C9H11O2N

A reação do O aspartame têm como produto três substâncias diferentes: fenilalanina, metanol e ácido aspártico. As massas molares dos dois últimos são, de acordo com o enunciado, 32 g/mol e 133 g/mol, respectivamente.

Para descobrir qual das três substâncias é a fenilalanina temos que calcular as massas molares.

b) De acordo com a equação química balanceada, a decomposição de 1 mol de aspartame produz 1 mol de metanol. Assim, a massa de aspartame necessária para produzir 48 g de metanol é dada por:

Segundo o enunciado, cada late de refrigerante contêm 200 mg (0,2 g) de aspartame, logo:

Latas = 441 g / 0,2 g
Latas = 2.205

Portanto, o metanol formado a partir do aspartame presente em 2.205 latas do refrigerante seria suficiente para provocar a morte de um ser humano.

Confira mais EXERCÍCIOS RESOLVIDOS de ESTEQUIOMETRIA.

Tá afim de ver mais RESOLUÇÕES COMENTADAS da Unesp?

Sair da versão mobile