(Química 2, Ricardo Feltre) Explique por que é necessário balancear as equações de oxirredução.
Resolução
Em uma reação de oxirredução ocorre a transferência de elétrons. E, o número de elétrons doados deve ser igual ao número de elétrons recebidos. Então, para satisfazer tal condição, a reação deve estar balanceada, ou seja, o número de átomos de um determinado elemento químico deve ser igual em ambos os lados da reação.
Vamos pegar como exemplo a reação de oxirredução que ocorre quando uma barra de zinco é mergulhada em uma solução de ácido clorídrico.
Zn(s) + HCℓ(aq) → ZnCℓ2(aq) + H2(g)
Na equação química acima, que não está balanceada, 1 mol de átomos de Zn reage com 1 mol de HCℓ, formando, como produtos, 1 mol de ZnCℓ2 e 1 mol de H2. Porém, a molécula ZnCℓ2 possui dois átomos de cloro, e, portanto, só pode ser formada a partir de 2 mols de átomos de cloro. Semelhantemente, o H2 é uma molécula diatômica formada por dois átomos de hidrogênio, requerendo, assim, 2 mols de átomos de hidrogênio.
Dessa forma, podemos balancear a equação química apenas adicionando o coeficiente estequiométrico 2 ao HCℓ:
Zn(s) + 2 HCℓ(aq) → ZnCℓ2(aq) + H2(g)
Para entendermos melhor a transferência dos elétrons (e−), vamos escrever as equações de oxidação e redução na forma iônica:
Oxidação: Zn(s) → Zn2+(aq) + 2 e−
Redução: 2 H+(aq) + 2 e−→ H2(g)
Perceba então, que a oxidação de 1 mol de átomos de Zn libera 2 mols de elétrons. Assim, são necessários dois mols de H+ para receber os 2 mols de elétrons.
Confira mais EXERCÍCIOS RESOLVIDOS sobre ELETROQUÍMICA.
Gostaria de ver mais LIVROS RESOLVIDOS DE QUÍMICA?