Fosfeto de cálcio e a ligação química entre fósforo e cálcio
(Mackenzie-SP) Na ligação entre átomos dos elementos químicos 15P31 e Ca, que tem 20 prótons, forma-se o composto de fórmula:
a) CaP
b) Ca3P
c) CaP3
d) Ca2P3
e) Ca3P2
Resolução
Primeiramente, vamos fazer a distribuição eletrônica para os os átomos de fósforo (P) e cálcio (Ca), assim teremos informações sobre os elétrons de valência, ou seja, os elétrons que participam das ligações químicas.
O fósforo tem número atômico igual a 15, isso quer dizer que são 15 elétrons a serem distribuídos, como mostrado a seguir:
1s2
2s2 2p6
3s2 3p3
Já o cálcio apresenta número atômico 20 (igual ao número de prótons), sendo assim são 20 elétrons a serem distribuídos, como demonstrado a seguir:
1s2
2s2 2p6
3s2 3p6
4s2
Fosfeto de cálcio e a ligação química entre fósforo e cálcio
De acordo com as distribuições eletrônicas acima, podemos observar que o P possui 5 elétrons na camada de valência (3s2 3p3). Assim, para atingir a estabilidade, ou o octeto completo, precisa ganhar mais três elétrons.
O Ca por sua vez, possui 2 elétrons na camada de valência (4s2), sendo assim ele atinge a estabilidade doando esses dois elétrons para ficar com a camada anterior com o octeto completo.
Então, temos um átomo com tendências a ganhar elétrons e outro com tendências a perder, o que já torna possível uma ligação iônica entre eles. Entretanto, o balanço de cargas deve ser zero, ou seja, a quantidade de elétrons ganhos deve ser igual a quantidade de elétrons perdidos. Desta forma, a formação de um composto entre os átomos de fósforo e cálcio só é possível combinando dois átomos de P com três átomos de Ca, como mostrado abaixo:
1 átomo de P ganha três elétrons -> 2 átomo de P ganham seis elétrons;
1 átomo de Ca perde dois elétrons -> 3 átomos de Ca perdem seis elétrons;
Gabarito: LETRA E
Confira mais EXERCÍCIOS RESOLVIDOS sobre LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Tá afim de ver mais RESOLUÇÕES COMENTADAS do Mackenzie?