(Unicamp-SP) Hoje em dia, com o computador e o telefone celular, a comunicação entre pessoas a distância é algo quase que “banalizado”. No entanto, nem sempre foi assim. Por exemplo, algumas tribos de índios norte-americanas utilizavam códigos com fumaça produzida pela queima de madeira para se comunicarem a distância. A fumaça é visível devido à dispersão da luz que sobre ela incide.
a) Considerando que a fumaça seja constituída pelo conjunto de substâncias emitidas no processo de queima da madeira, quantos “estados da matéria” ali comparecem? Justifique.
b) Pesar a fumaça é difícil, porém, “para se determinar a massa de fumaça na queima de uma certa quantidade de madeira, basta subtrair a massa de cinzas da massa inicial de madeira”. Você concorda com a afirmação que está entre aspas? Responda sim ou não e justifique.
Resolução
a) A fumaça é uma mistura complexa de várias substâncias em diferentes estados físicos, que resulta da combustão de materiais e pode variar em composição dependendo da fonte e das condições da queima. Ela contém gases, como o dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO), e vapor de água (H2O), todos no estado gasoso. Além disso, há partículas sólidas de carbono finamente dividido, conhecidas como fuligem, que estão no estado sólido. Por fim, a fumaça também contém pequenas gotículas de água no estado líquido. Portanto, podemos concluir que na fumaça encontram-se componentes nos estados gasoso, sólido e líquido.
b) Quando subtraímos a massa das cinzas da massa original da madeira queimada, não chegamos à massa total da fumaça. Isso acontece porque na fumaça estão presentes substâncias que incorporaram oxigênio do ar durante o processo de combustão. O cálculo simples não leva em consideração esse oxigênio do ar, mas ele contribui para a massa total da fumaça. Portanto, não podemos determinar completamente a massa da fumaça apenas subtraindo a massa das cinzas da massa original da madeira, porque o oxigênio do ar também desempenha um papel na composição da fumaça.
Confira mais EXERCÍCIOS RESOLVIDOS sobre REAÇÕES QUÍMICAS.
Veja também: EXERCÍCIOS DE QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA
Gostaria de ver mais RESOLUÇÕES COMENTADAS da Unicamp?