Muitas vezes, todo o sangue que vemos jorrar em…
(Química 1, Martha Reis) Muitas vezes, todo o sangue que vemos jorrar em um filme de terror não passa de uma mistura de amoníaco e fenolftaleína conhecida por “sangue do diabo”. Essa mistura pode ser preparada adicionando-se 1 colher de sopa de água, 1 colher de café de um produto de limpeza que contenha amoníaco e cerca de 15 gotas de fenolftaleína. O ideal é colocar a mistura em um frasco spray (embalagem de desodorante de plástico vazia e limpa). Borrifando-se a mistura em um tecido branco, ele fica imediatamente manchado de vermelho, mas, aos poucos, a mancha começa a desaparecer até sumir por completo, pois, em condições ambientes, o amoníaco se decompõe em gás amônia e água. Com base no que foi descrito, responda:
a) O amoníaco é ácido, neutro ou básico?
b) Proponha uma explicação, com base no comportamento da fenolftaleína como indicador, para o fato de a mancha desaparecer do tecido após algum tempo.
c) Explique o que ocorreria se o tecido em questão fosse lavado com sabão sem antes ser lavado só com água.
Resolução
a) A fenolftaleína é um indicador ácido-base sintético bastante utilizado nos laboratórios. Em meio ácido ela fica incolor, enquanto que em meio básico adquire coloração avermelhada. Portanto, o amoníaco apresenta caráter básico, uma vez que a solução desenvolveu coloração vermelha após a adição de fenolftaleína.
b) Com o passar o tempo, a amônia, por ser uma substância bastante volátil, se desprende do tecido, deixando o local com o pH neutro. E como a fenolftaleína em meio neutro é incolor, a mancha desaparece.
c) Sabemos que o sabão possui em sua constituição substâncias de caráter básico. E como a fenolftaleína permaneceu no tecido, ao lavar a roupa diretamente com o sabão, a mancha adquire novamente coloração avermelhada.
Confira mais EXERCÍCIOS RESOLVIDOS sobre EQUILÍBRIOS QUÍMICOS.
Veja também: FÍSICO-QUÍMICA
Gostaria de ver mais LIVROS RESOLVIDOS DE QUÍMICA?