Ícone do site Química Legal

Na investigação forense, utiliza-se luminol…

Exercícios resolvidos de estequiometria

(Enem 2005) Na investigação forense, utiliza-se luminol, uma substância que reage com o ferro presente na hemoglobina do sangue, produzindo luz que permite visualizar locais contaminados com pequenas quantidades de sangue, mesmo superfícies lavadas. É proposto que, na reação do luminol (I) em meio alcalino, na presença de peróxido de hidrogênio (II) e de um metal de transição (M(n)+, que após uma relaxação, dá origem ao produto final da reação (IV), que é o 3-aminoftalato com liberação de energia (hν) e de gás nitrogênio (N2).

(Adaptado. “Química Nova”, 25, no 6, 2002. pp. 1003-10)

Dados – Pesos Moleculares

 

Na análise de uma amostra biológica para análise forense, utilizou-se 54 g de luminol e peróxido de hidrogênio em excesso, obtendo-se um rendimento final de 70 %. Sendo assim, a quantidade, em gramas, de 3-aminoftalato (IV) formada na reação foi de:

a) 123,9

b) 114,8

c) 86,0

d) 35,0

e) 16,2

Resolução

Com base na equação química fornecida, onde 1 mol de luminol reage para produzir 1 mol de 3-aminoftalato, e utilizando as massas molares conhecidas (177 g/mol para o luminol e 164 g/mol para o 3-aminoftalato), podemos calcular a massa de 3-aminoftalato produzida a partir de 54 g de luminol. Para realizar esse cálculo, empregamos uma regra de três simples, como demonstrado abaixo:

 

No entanto, ao levar em consideração o rendimento da reação, fixado em 70%, ajustamos a proporção utilizando novamente uma regra de três simples:

 

Portanto, considerando o rendimento da reação, a massa de 3-aminoftalato produzida é igual a 35 g. Assim, a alternativa correta é a letra D.

Gabarito: LETRA D

Sair da versão mobile