Naftaleno e o fenômeno da sublimação
Resolução comentada de exercício sobre a matéria e suas transformações em que se faz uma discussão a respeito dos conceitos envolvendo 0 naftaleno e o fenômeno da sublimação.
Naftaleno e o fenômeno da sublimação
Enunciado
(Vunesp) O naftaleno, comercialmente conhecido como naftalina, empregado para evitar baratas em roupas, funde em temperaturas superiores a 80 ºC. Sabe-se que bolinhas de naftalina, à temperatura ambiente, têm suas massas constantemente diminuídas, terminando por desaparecer sem deixar resíduo.
Essa observação pode ser explicada pelo fenômeno da:
a) fusão.
b) sublimação.
c) solidificação.
d) liquefação.
e) ebulição.
Resolução
As bolinhas de naftalina passam do estado sólido para o estado gasoso, por meio do fenômeno físico chamado sublimação. Assim, o cheiro característico no ar é devido às moléculas de naftaleno que passam para o estado gasoso.
Desse modo, a diminuição das bolinhas de nafatalina é devido a passagem das moléculas de um estado mais organizado (sólido) para um estado mais caótico (gasoso). O processo inverso, ou seja, a passagem do estado gasoso para o estado sólido, é chamado de ressublimação. Assim, sob certas condições é possível fazer com que as bolinhas de nafatalina aumente de tamanho novamente.
Gabarito: LETRA B