Cálculo de fórmulasQuímica Geral

No ambiente marinho, as espécies que se…

(Química 3, Martha Reis) No ambiente marinho, as espécies que se reproduzem por fecundação externa desenvolvem mecanismos químicos para que os gametas masculinos (espermatozoides) e os gametas femininos (oogônios) se reconheçam e se atraiam mutuamente.

No caso das algas pardas do gênero Fucus (foto a seguir), a liberação do oogônio na água é acompanhada da produção de um hidrocarboneto denominado fucosserrateno, que, além de induzir a liberação dos espermatozoides, orienta aqueles que estão nadando sem rumo a nadarem em espiral na direção do oogônio, promovendo a fecundação.

Ocorre que o fucosserrateno pode ter seu efeito imitado pelo hexano, um hidrocarboneto derivado do petróleo. Quando há um vazamento de petróleo no mar, a concentração de hexano aumenta muito na região, estimulando a emissão de espermatozoides na ausência de oogônios a serem fecundados, o que provoca uma queda significativa na população dessas algas. Esse fato foi observado pela primeira vez em 1960, quando a Fucus desapareceu quase completamente da costa sudoeste da Inglaterra, após o naufrágio de um navio petroleiro. Dada a fórmula simplificada do fucosserrateno, indique sua fórmula molecular.

 

Resolução

Para facilitar, vamos abaixo temos a fórmula estrutural completa do fucosserrateno:

Portanto,  a fórmula molecular deste composto é C8H12.

Confira mais EXERCÍCIOS RESOLVIDOS sobre CÁLCULO DE FÓRMULAS.

Veja também: EXERCÍCIOS DE QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA

Gostaria de ver mais LIVROS RESOLVIDOS DE QUÍMICA?

Não achou o que procura?