(UFPE) No início do século XX, a expectativa da Primeira Guerra Mundial gerou uma grande necessidade de compostos nitrogenados. Haber foi o pioneiro na produção de amônia, a partir do nitrogênio do ar. Se a amônia for colocada num recipiente fechado, sua decomposição ocorrerá de acordo com a seguinte equação química não balanceada:
NH3 (g) ⇋ N2 (g) + H2 (g)
As variações das concentrações com o tempo estão ilustradas na figura abaixo.
A partir da análise da figura, podemos afirmar que as curvas A, B e C representam a variação temporal das concentrações dos seguintes componentes da reação, respectivamente:
a) H2, N2 e NH3.
b) NH3, H2 e N2.
c) NH3, N2 e H2.
d) N2, H2 e NH3.
e) H2, NH3 e N2.
Resolução
A equação química dada no enunciado representa a decomposição da amônia em gás nitrogênio e gás hidrogênio. Assim, no decorrer do tempo a concentração da amônia diminui e as concentração do hidrogênio e da amônia aumenta.
Dessa forma, analisando o gráfico apresentado no enunciado, podemos concluir que a curva C representa a amônia, pois a concentração está decrescendo com o tempo. A curva A e B estão crescendo com o tempo, logo representam as concentrações do H2 e do N2. Agora, a pergunta que fica é: qual é qual?
Repare que a curva A está em um patamar acima da curva B, indicando que a concentração de um dos produtos é maior. Como isso é possível se a equação química nos mostra que a decomposição de 1 mol de NH3 produz 1 mol de H2 e 1 mol de N2?
A reposta é bem simples, a equação química apresentada não está balanceada. Veja a seguir a equação balanceada:
2 NH3(g) ⇋ N2(g) + 3 H2(g)
Dessa forma, a decomposição de 2 mols de NH3 forma 1 mol de N2 e 3 mols de H2. Assim, fica claro que a curva B representa a concentração do H2 e a curva A representa a concentração do N2.
Portanto, temos:
- Curva A = N2
- Curva B = H2
- Curva C = NH3
Gabarito: LETRA D
Confira mais EXERCÍCIOS RESOLVIDOS sobre EQUILÍBRIOS QUÍMICOS.
Veja também: EXERCÍCIOS DE FÍSICO-QUÍMICA
Gostaria de ver mais RESOLUÇÕES COMENTADAS da UFPE?