(UFU-MG) O fosgênio (COCℓ2), um gás, é preparado industrialmente por meio da reação entre o monóxido de carbono e o cloro. A fórmula estrutural da molécula do fosgênio apresenta:
a) uma ligação dupla e duas ligações simples.
b) uma ligação dupla e três ligações simples.
c) duas ligações duplas e duas ligações simples.
d) uma ligação tripla e duas ligações simples.
e) duas ligações duplas e uma ligação simples.
Resolução
A molécula de fosgênio, conforme a fórmula apresentada no enunciado, é formada pela ligação entre um átomo carbono, um de oxigênio e dois de cloro.
O carbono possui 4 elétrons na camada de valência e, portanto, precisa ganhar quatro elétrons para atingir o octeto. O oxigênio, por sua vez, está na família 16 (calcogênios) e apresenta 6 elétrons na camada de valência, precisando, assim, ganhar 2 elétrons para atingir a estabilidade. Dessa forma, os átomos de carbono e oxigênio compartilham dois pares de elétrons, formando uma ligação covalente dupla entre eles.
O oxigênio atinge a estabilidade, porém, o carbono ainda precisa de mais dois elétrons. Os quais são obtidos pelo compartilhamento com os átomos de cloro. O cloro pertence a família 17 (halogênios) e possui 7 elétrons na camada de valência, logo, cada átomo de cloro compartilha um par de elétrons com o carbono. Veja abaixo a fórmula estrutural da molécula.
Sendo assim, a molécula de fosgênio apresenta um ligação dupla (C=O) e duas ligações simples (C-Cℓ).
Gabarito: LETRA A
Confira mais EXERCÍCIOS RESOLVIDOS sobre LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Tá afim de ver mais RESOLUÇÕES COMENTADAS da UFU?