Os íons Ca2+, Mg2+ e K+ estão intimamente…
(ESAL-MG) Os íons Ca2+, Mg2+ e K+ estão intimamente relacionados com as características químicas do solo agrícola, sendo importantes para a nutrição das plantas. (Números atômicos: Ca = 20, Mg = 12, K = 19.) Das afirmativas abaixo, a correta é:
a) Ca2+ e K+ são isoeletrônicos.
b) Ca2+ e Mg2+ são isoeletrônicos.
c) Mg2+ e K+ são isoeletrônicos.
d) Ca2+, Mg2+ e K+ são isoeletrônicos.
e) Ca2+, Mg2+ e K+ apresentam o mesmo raio.
Resolução
Primeiramente, é importante lembrar que em um átomo neutro, o número de elétrons (carga negativa) é igual ao número de prótons (carga positiva). Além disso, o número de prótons é igual ao número atômico do elemento químico.
a) Os íons Ca2+ e K+ são formados a partir da perda de elétrons dos respectivos átomos neutros. Assim, para fazer a distribuição eletrônica deles, considera-se o número atômico do átomo neutro e diminui 1 elétron para cada carga positiva, como mostrado a seguir.
20Ca2+ (20 – 2 = 18 elétrons)
1s2
2s2 2p6
3s2 3p6
19K+ (19 – 1 = 18 elétrons)
1s2
2s2 2p6
3s2 3p6
Portanto, os íons Ca2+ e K+ são isoeletrônicos, pois possuem a mesma quantidade de elétrons.
b) Como a distribuição do Ca2+ já está apresentada acima, basta fazer para o Mg2+.
12Mg2+(12 – 2 = 10 elétrons)
1s2
2s2 2p6
Os íons Mg2+ e Ca2+ não são isoeletrônicos, pois possuem quantidades diferentes de elétrons.
c) Os íons K+ e Mg2+ também não apresentam a mesma quantidade de elétrons, assim, não são isoeletrônicos.
d) De acordo com a distribuição eletrônicas dos íons escritas anteriormente, o Ca2+ e K+ possuem 18 elétrons, enquanto o Mg2+ possui apenas 12. Assim, essas três espécies não são isoeletrônicas.
e) O raio iônico, teoricamente, é a distância entre o núcleo e o elétron mais afastado. Logo, o Mg2+ possui o menor raio, pois seu elétron mais afastado está na segunda camada, enquanto no K+ e Ca2+ o elétron mais afastado está na terceira camada.
Os íons K+ e Ca2+ também apresentam raios iônicos diferentes, mesmo possuindo o mesmo número de elétrons. Isso é devido à influência da carga do núcleo na atração dos elétrons. Assim, quanto maior a quantidade de prótons no núcleo (maior número atômico), menor será o raio. Portanto, as três espécies apresentam raios iônicos diferentes.
Gabarito: LETRA A
Confira mais EXERCÍCIOS RESOLVIDOS sobre LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Tá afim de ver mais RESOLUÇÕES COMENTADAS da ESAL?