(Unicamp-SP 1987) Colocando-se água bem gelada num copo de vidro, em pouco tempo este fica molhado por fora, devido à formação de minúsculas gotas de água. Para procurar explicar esse fato, propuseram-se as duas hipóteses seguintes:
1) Se aparece água do lado de fora do copo, então o vidro não é totalmente impermeável à água. As partículas de água, atravessando lentamente as paredes de vidro, vão formando minúsculas gotas.
2) Se aparece água do lado de fora do copo, então deve haver vapor de água no ar. O vapor de água, entrando em contato com as paredes frias do copo, se condensa em minúsculas gotas.
Qual hipótese interpreta melhor os fatos? Como você justifica a escolha?
Resolução
A primeira hipótese, que sugere que a água atravessa o vidro, é fundamentalmente incoerente, uma vez que não ocorre a formação de gotas se a água dentro do copo estiver à temperatura ambiente.
A segunda hipótese é acurada, uma vez que o que realmente ocorre é a presença de partículas de água no ar na forma de vapor. Quando essas partículas, no estado gasoso, entram em contato com a superfície fria do copo, elas passam para o estado líquido, em um fenômeno conhecido como condensação.
Assim, a segunda hipótese demonstra ser uma interpretação mais precisa da observação descrita no enunciado.
Confira Também
- Exercícios Resolvidos sobre Matéria e Suas Transformações
- Exercícios de Química Geral e Inorgânica Resolvidos
- Resoluções Comentadas da Unicamp-SP
- Livros de Química Resolvidos