Resfriamento de água armazenada em moringas de barro
Enunciado
(Enem 2000) Ainda hoje, é muito comum as pessoas utilizarem vasilhames de barro (moringas ou potes de cerâmica não esmaltada) para conservar água a uma temperatura menor do que a do ambiente.
Isso ocorre porque:
a) o barro isola a água do ambiente, mantendo-a sempre a uma temperatura menor que a dele, como se fosse isopor.
b) o barro tem poder de “gelar” a água pela sua composição química. Na reação, a água perde calor.
c) o barro é poroso, permitindo que a água passe através dele. Parte dessa água evapora, tomando calor da moringa e do restante da água, que são assim resfriadas.
d) o barro é poroso, permitindo que a água se deposite na parte de fora da moringa. A água de fora sempre está a uma temperatura maior que a de dentro.
e) a moringa é uma espécie de geladeira natural, liberando substâncias higroscópicas que diminuem naturalmente a temperatura da água.
Resolução
a) Incorreta. Isso porque o barro não se comporta como o isopor, ou seja, não é um isolante térmico.
b) Incorreta. Pois a perda de calor da água, responsável pelo seu resfriamento, não ocorre devido a composição química do barro.
c) Correta. Porque a temperatura de um corpo, em um sistema, abaixará sempre que houver retirada de calor. Assim, a água permeia nos poros do barro e evapora, sendo, portanto, a responsável pela retirada de calor da moringa e da água restante no interior.
d) Incorreta. Pois a água que permeia nos poros do barro irá evaporar em consequência do aumento da sua temperatura, consequentemente, a água não se depositará na parte de fora da moringa.
e) Incorreta. Isso porque a moringa é composta por barro e não libera substâncias higroscópicas.
Gabarito: C