(UFPI) Adicionando-se excesso de água à mistura formada por sal de cozinha, areia e açúcar, obtém-se um sistema:
a) homogêneo, monofásico.
b) homogêneo, bifásico.
c) heterogêneo, monofásico.
d) heterogêneo, bifásico.
e) heterogêneo, trifásico.
Resolução
Um sistema pode ser definido em química, com sendo uma porção limitada da matéria em estudo. Eles podem ser classificados confome a quantidade de fases, que é uma porção de aspecto uiforme dentro do sistema.
Dessa forma, um sistema com apenas uma fase ou homogêneo, é chamado de sistema monofásico. Já um sistema com duas fases é chamado de bifásico. O mesmo raciocínio vale para os sistemas trifásicos, que são aqueles com três fases.
Se o sistema é homogêneo em toda a sua extensão, ele necessariamente terá uma fase, ou seja, não é possível ter um sistema homogêneo bifásico.
Os sistema heterogêneos são as misturas que apresentam duas ou mais fases, o que significa que não é possível ter um sistema heterogêneo monofásico.
Dito isso, já podemos eliminar duas alternativas:
- b) homogêneo, bifásico.
- c) heterogêneo, monofásico.
Agora vamos analisar mais a fundo o sistema descrito no enunciado.
O sal de cozinha, a areia e o açúcar são sólidos a temperatura ambiente. O sal de cozinha e o açucar são solúveis em água, enquanto a areia é insolúvel. Sendo assim, ao adicionar a água a mistura dessas três substâncias, ocorrerá a dissolução do sal de cozinha e do açucar, em contrapartida a areia se depositará no fundo do recipiente. Portanto, será formado um sistema heterogêneo bifásico, onde o açucar será um fase e a água cotendo o sal e o açucar dissolvidos será a outra fase.
Gabarito: LETRA D
Confira mais EXERCÍCIOS RESOLVIDOS sobre MATÉRIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES.
Gostaria de ver mais RESOLUÇÕES COMENTADAS da UFPI?