Matéria e suas transformaçõesQuímica Geral

Faça a associação correta entre a coluna A…

Faça a associação correta entre a coluna A e a coluna B:

Coluna A
Coluna B
(I) Fenômenos físicos
a) (  ) Amassar um papel.
(II) Fenômenos químicos
b) (  ) Fotossíntese realizada pelas plantas.
 
c) (  ) Quebrar um copo de vidro.
 
d) (  ) Ferver a água.
 
e) (  ) Dissolução do açúcar em água.
 
f) (  ) Alimento decompondo-se no lixo.
 
g) (  ) Queima do carvão.
 
h) (  ) Produção de queijo a partir do leite.
 
i) (  ) Tranasformação de tecido em roupas.
 
j) (  ) Triturar o carvão para obter carvão ativo.
 
l) (  ) Aquecer uma panela de alumínio.
 
m) (  ) Queima de papel.
 
n) (  ) Queima de combustíveis no motor dos automóveis.
 
o) (  ) Azedamento do leite.
 
p) (  ) Corte de um bolo.
 
q) (  ) Digestão de alimentos.
 
r) (  ) Enferrujamento de uma palha de aço.
 
s) (  ) Amassar uma latinha de alumínio.

Resposta

Inicialmente, vamos relembrar o que são os  fenômenos físicos e químicos.

Os fenômenos químicos ou transformações químicas são observados quando a matéria sofre a alteração na composição durante o processo. Em outras palavras, ocorrem mudanças em nível microscópico. Para identificar uma transformação química podemos ficar atento a vários eventos que podem ocorrer durante o processo, como por exemplo: a formação de novas substâncias, a liberação de energia, a liberação de gases, a alteração na cor do material, etc.

Os fenômenos físicos, por sua vez, são aqueles em que ocorre a mudança da matéria sem que a mesma tenha sua composição natural alterada. Por exemplo, as mudanças no estado de agregação de uma determinada substância são fenômenos físicos.

Dito isso, podemos analisar cada um dos fenômenos listados no enunciado e classifica-los em físicos (I) ou químicos (II).

Faça a associação correta entre a coluna A…

a) ( I ). Porque a composição do papel não muda quando ele é amassado, estamos apenas mudando a sua forma.

b) (II). Sabemos que a fotossíntese é um fenômeno químico devido às novas substâncias formadas durante o processo. Lembrando que a fotossíntese envolve, basicamente, a conversão de dióxido de carbono (CO2) e energia luminosa em matéria orgânica e oxigênio molecular (O2).

c) (I).  É um fenômeno físico, pois ao quebrar o copo estamos apenas mudando a sua forma e não a sua composição.

d) (I).  Ao ferver a água estamos apenas alterando o seu estado de agregação, ou seja, passando do líquido para o gasoso sem alterar a composição. Esse processo é chamado de ebulição.

e) (I). É um fenômeno físico porque não ocorre a mudança de composição do açúcar, ele apenas esta dissolvido. Sendo assim, é possível obte-lo novamente apenas deixando a solução em repouso até a evaporação da água.

f) (II). É um fenômeno químico, pois a decomposição do alimento gera novas substâncias que mudam as propriedades organolépticas do alimento (cor, o brilho, a luz, o odor, a textura e o sabor). Outra fato que indica a formação de novas substâncias, são os gases liberados, os quais são bem característicos durante a putrefação de alimentos.

g) (II). É um fenômeno químico, pois a combustão de qualquer material envolve a formação de novas substâncias. Além disso, durante a combustão podemos observar a liberação de energia térmica e luminosa.

h) (II). A produção de queijo é ralizada a partir da fermentação do leite, processo no qual outras substâncias são formadas. Logo, se trata de um fenômeno químico.

i) (I). É fenômeno físico porque ocorre apenas a mudança na forma do material, nesse caso o tecido.

j) (I). É um fenômeno físico pois triturando o carvão estamos apenas mudando a sua forma, ou seja, no final a composição do carvão será a mesma.

l) (I). É um fenômeno físico,  pois o simples fato de aquecer uma panela de alumínio não faz com que a sua composição altere, ou seja, a panela ainda continua sendo de alumínio mesmo após o aquecimento. Você pode se perguntar: “E se a temperatura for aumentada até o alumínio derreter?” Ainda será um transformação física, pois com a temperatura suficientemente alta o alumínio passará do estado sólido para o estado líquido, mas ainda será alumínio.

m) (II). Veja o item “G”.

n) (II).  Veja o item “G”.

o) (II). Semelhante ao processo de fabricação de queijo discutido no item “H”.

p) (I). É um fenômeno físico, pois o corte de bolo representa apenas a mudança na forma do material e não a mudança na sua composição.

q) (II). Veja item “F”.

r) (II). É um fenômeno químico, pois a palha de aço em contato com o ar atmosférico produz uma nova substância chamada óxido de ferro ou ferrugem (FeO/Fe2O3). Lembre-se que o elemento químico ferro (Fe) é o principal componernte da palha de aço.

s) (I). É fenômeno físico, pois não há alteração na composição da latinha, ou seja, ela ainda continua sendo de alumínio mesmo após ser amassada.

Não achou o que procura?