As bolsas térmicas consistem, geralmente, de dois…
(UEL-PR) As bolsas térmicas consistem, geralmente, de dois invólucros selados e separados, onde são armazenadas diferentes substâncias químicas. Quando a camada que separa os dois invólucros é rompida, as substâncias neles contidas misturam-se e ocorre o aquecimento ou resfriamento.
A seguir estão representadas algumas reações químicas que ocorrem após o rompimento da camada que separa os invólucros com seus respectivos ∆H0.
Analise as reações que ocorrem e os valores correspondentes de ∆H0 e assinale a alternativa que correlaciona, adequadamente, as reações com as bolsas térmicas quentes ou frias.
I. CaO(s) + SiO2 (s) → CaSiO3(s) ∆H0 = −89,5 kJ/mol
II. NH4NO3(s) + H2O(ℓ) → NH4+(aq) + NO3–(aq) ∆H0 = +25,69 kJ/mol
III. CaCℓ2(s) + H2O(ℓ) → Ca2+(aq) + 2 Cℓ–(aq) ∆H0 = −82,80 kJ/mol
a) I. fria, II. quente, III. fria
b) I. quente, II. fria, III. quente
c) I. fria, II. fria, III. fria
d) I. quente, II. quente, III. fria
e) I. quente, II. quente, III. quente
Resolução
A variação de entalpia, indicada por ΔH, indica a quantidade de energia, na forma de calor, absorvida ou liberada durante um processo químico. Se o AH for positivo, a reação ocorre com absorção de calor e é classificada como endotérmica. Por outro lado, o AH negativo indica que a reação ocorre com a liberação de energia, sendo, portanto, uma reação exotérmica.
Na bolsa I, temos uma reação exotérmica, ou seja, quando as substâncias se misturam há a liberação de energia na forma de calor e, consequentemente, a bolsa esquenta.
A bolsa II, por sua vez, contém substâncias que absorvem calor ao se misturarem, ou seja, uma reação endotérmica. Assim, a bolsa esfriará quando ocorrer a reação.
Por fim, a reação que ocorre na bolsa III é exotérmica, uma vez que, há a liberação de energia quando as substâncias se misturam. Portanto, a bolsa II também irá esquentar.
Gabarito: LETRA B
Confira mais EXERCÍCIOS RESOLVIDOS sobre TERMOQUÍMICA.
Gostaria de ver mais RESOLUÇÕES COMENTADAS da UEL?