As cianobactérias podem, sob certas condições…
(PUC-Campinas, adaptado) As cianobactérias podem, sob certas condições, crescer com rapidez nos cursos d’água, formando colônias visíveis. A maioria dos casos de intoxicação por ingestão desses organismos foi observada após aplicação de sulfato de cobre em águas com alta densidade de plâncton vegetal. Isso podia ser esperado: a aplicação constante de sulfato de cobre faz com que as algas morram e sua parede celular se rompa, liberando as toxinas na água. Por isso, atualmente o uso dessa substância como desinfetante não é recomendado. (Adaptado de “Ciência Hoje”. v. 25, nº 145, dezembro/98, p. 33).
Sulfato de cobre pode ser utilizado na agricultura como fungicida e também para transformar o álcool hidratado (mistura azeotrópica contendo 4%, em massa, de água) em álcool anidro.
CuSO4(s) + 5 H2O(ℓ) → CuSO4∙5H2O(s)
Assim, para obter-se 324 kg de álcool anidro à custa de cerca de 337,5 kg de álcool hidratado, a massa de sulfato de cobre anidro utilizada é, aproximadamente:
a) 13 kg
b) 7 kg
c) 21 kg
d) 24 kg
e) 9 kg
Resolução
A massa de água presente em 337,5 kg de álcool hidratado é dada por:
mágua = málcool-hidratado – málcool-anidro
mágua = 337,5 kg – 324,0 kg
mágua = 13,5 kg
De acordo com a equação química, já balanceada, são necessários 5 mols de H2O para reagir com 1 mol de CuSO4. Assim, temos:
Gabarito: LETRA D
Confira mais EXERCÍCIOS RESOLVIDOS sobre ESTEQUIOMETRIA.
Tá afim de ver mais RESOLUÇÕES COMENTADAS da PUC?