Características dos fenômenos químicos
Assinale entre as alternativas abaixo, a que apresenta apenas fenômenos químicos:
a) Acender uma lâmpada, ferver agua, tocar uma nota no violão.
b) Explodir uma carga de dinamite, secar roupa no varal, queimar álcool.
c) Congelar agua, fundir ferro, misturar agua com açúcar.
d) Cozinhar um ovo, digerir alimentos, descorar roupa com agua sanitária.
Resolução
Antes de começarmos a resolução em si, seria bom relembrar alguns conceitos sobre os fenômenos químicos.
Fenômenos químicos são aqueles em que novas substâncias são formadas a partir de outras, em outras palavras, ocorre mudanças na composição original da matéria. Podemos identificar esse tipo de fenômeno observando os seguintes eventos:
- liberação de energia na forma de luz, calor, etc;
- formação de precipitado;
- mudança de cor;
- liberação de gases;
Agora sim podemos analisar os fenômenos apresentados no enunciado e julgar quais deles são químicos.
a) Acender uma lâmpada. Não é fenômeno químico, pois nesse processo o que temos é apenas a transformação de energia elétrica em energia térmica e energia luminosa, causada pelo efeito Joule (no caso das lâmpadas de filamento).
Ferver água. Não é um fenômeno químico, porque quando a água ferve ocorre apenas a mudança do estado de agregação. A passagem da água líquida para o estado gasoso sob aquecimento é chamada de ebulição. Todas as mudanças de estado são classificadas como fenômenos físicos.
Tocar uma nota de violão. Não é um fenômeno químico, pois a vibração das cordas do violão não provoca uma mudança na sua composição.
b) Explodir uma carga de dinamite. É um fenômeno químico, pois na explosão da dinamite (TNT) são formadas diversas substâncias a partir das substâncias iniciais. Além disso, a liberação de energia na forma luz e de calor são evidências de fenômeno químico.
Secar roupa no varal. Não é um fenômeno químico, porque neste processo ocorre simplesmente a mudança de estado da água, a qual passa do estado líquido para o estado gasoso (evaporação).
Queimar álcool. É um fenômeno químico, pois além da formação de novas substâncias como CO2 e vapor d’água, observa-se a liberação de energia na forma de calor e de luz.
c) Congelar água. Não é um fenômeno químico, pois ocorre apenas a mudança de estado da água, a qual passa do estado líquido para o estado sólido. Esse fenômeno físico é chamado de solidificação.
Fundir ferro. Não é um fenômeno químico, isso porque a fusão de um material é um fenômeno físico, e consiste na passagem do estado sólido para o estado líquido.
Misturar água com açúcar. Não é um fenômeno químico, pois não há a mudança da composição da matéria. Muitos questionam o fato da dissolução do açúcar produzir novas substâncias, porém, isso não ocorre.
d) Cozinhar um ovo. É um fenômeno químico, neste ocorre inúmeras reações químicas, consequentemente, são formadas novas substâncias, o que evidencia um fenômeno químico.
Digerir alimentos. É um fenômeno químico, isso proque o ácido presente no nosso estômago reage com o alimento, formando, portanto, novas substâncias, como por exemplo alguns gases.
Descorar roupa com água sanitária. É um fenômeno químico, porque a água sanitária reage com o corante (responsável por dar cor aos tecidos), formando, portanto, novas substâncias. Assim, a formação dessas substâncias é responsável pelo descoramento dos tecidos.
Portanto, a alternativa onde se tem apenas fenômenos químicos é a letra D.
Gabarito: LETRA D
Confira mais EXERCÍCIOS RESOLVIDOS de MATÉRIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES.