BiologiaFisiologia

Uma hemácia, também chamada glóbulo vermelho…

(Biologia 1, Sérgio Linhares) Uma hemácia, também chamada glóbulo vermelho, circula apenas cerca de quatro meses no sangue, sendo depois destruída. Como o número de hemácias se mantém constante no corpo?

Resolução

A homeostase representa a capacidade intrínseca dos seres vivos de manter condições internas estáveis e equilibradas, independentemente das variações do ambiente externo. Um exemplo notável disso ocorre no sistema sanguíneo. No que diz respeito às hemácias, células sanguíneas vitais, o corpo humano possui um mecanismo de autorregulação que mantém sua quantidade em um equilíbrio praticamente constante.

Quando há perda de hemácias, seja por processos fisiológicos normais ou por algum evento externo, o organismo responde através de um processo chamado eritropoiese, no qual a medula óssea é estimulada a produzir novas hemácias. Esse controle é orquestrado por meio da regulação hormonal, em especial pela eritropoietina, que sinaliza para a produção de mais células sanguíneas quando necessário.

Assim, mesmo diante de perdas, seja por sangramento, degradação natural ou outros fatores, o corpo humano é capaz de manter a quantidade de hemácias em um nível relativamente constante. Esse processo de regulação garante que a função essencial do sangue, como transporte de oxigênio e nutrientes, bem como a remoção de resíduos metabólicos, seja preservada para o funcionamento adequado do organismo.

Confira mais EXERCÍCIOS RESOLVIDOS sobre FISIOLOGIA.

Veja também: EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA

Gostaria de ver mais LIVROS RESOLVIDOS DE BIOLOGIA?

Não achou o que procura?