Matéria e suas transformaçõesQuímica Geral

Descreva o processo de cristalização…

(Química 1, Ricardo Feltre) Descreva o processos de cristalização dando as características dos materiais que compõem a mistura, o que ocorre durante o processo de separação e também um exemplo de utilização no cotidiano.

Resolução

A cristalização é um processo de separação que envolve a formação de cristais a partir de uma solução, em que os componentes da mistura são separados com base em suas diferenças na solubilidade.

Características dos Materiais da Mistura

A mistura a ser separada é composta por um soluto (a substância que se deseja cristalizar) e um solvente (o líquido no qual o soluto é dissolvido). Os materiais que compõem a mistura podem variar amplamente, mas um exemplo comum é o sal de cozinha (cloreto de sódio) dissolvido em água.

O Processo de Cristalização

Aqui está uma descrição geral do processo de cristalização:

Dissolução

A mistura é aquecida para dissolver o soluto no solvente. Isso é feito para criar uma solução saturada, onde a quantidade de soluto dissolvida é a máxima que o solvente pode conter a uma determinada temperatura.

Resfriamento

A solução saturada é resfriada lentamente. À medida que a temperatura diminui, a solubilidade do soluto no solvente diminui. Isso faz com que o excesso de soluto presente na solução se cristalize, formando sólidos.

Cristalização

À medida que os cristais começam a se formar, eles se separam da solução e caem para o fundo do recipiente. Os cristais formados são, geralmente, altamente puros, uma vez que muitas impurezas permanecem na solução.

Separação

Os cristais separados da solução podem ser coletados por filtração, decantação ou outros métodos de separação sólido-líquido. A solução restante contém as impurezas que não cristalizaram.

Exemplo no cotidiano

Um exemplo comum de cristalização no cotidiano é a produção de sal de cozinha a partir da água do mar. A água do mar é uma mistura de água (solvente) e vários sais (solutos), incluindo cloreto de sódio. Para obter o sal de cozinha, a água do mar é coletada e aquecida para evaporar a maior parte da água, deixando para trás uma solução concentrada de sais. Em seguida, a solução é resfriada, permitindo que o cloreto de sódio cristalize e seja separado do restante dos sais. Os cristais de sal são posteriormente colhidos e processados para uso doméstico, deixando as impurezas na solução restante. Isso é um exemplo prático de como a cristalização é usada para obter produtos purificados a partir de uma mistura.

Confira Também

Não achou o que procura?