Estrutura atômicaQuímica GeralUFMG

O teste de chama é uma técnica utilizada…

(UFMG) O teste de chama é uma técnica utilizada para a identificação de certos átomos ou íons presentes em substâncias. Nesse teste, um fio metálico é impregnado com a substância a ser analisada e, em seguida, é colocado numa chama pouco luminosa, que pode assumir a cor característica de algum elemento presente nessa substância. O quadro abaixo indica os resultados de testes de chama, realizados num laboratório, com quatro substâncias:

SubstânciaCor da chama
HCℓNão se observa cor
CaCℓ2Vermelho-tijolo (ou alaranjado)
SrCℓ2Vermelho
BaCℓ2Verde-amarelado

1. Indique, em cada caso, o elemento responsável pela cor observada.

2. Utilizando um modelo atômico em que os elétrons estão em níveis quantizados de energia, explique como um átomo emite luz no teste de chama.

Resolução

1. O Ca (cálcio), o Sr (estrôncio) e o Ba (bário) são os responsáveis pelas colorações no teste de chamas das substâncias CaCℓ2, SrCℓ2, e BaCℓ2, respectivamente.

2. A cor observada na chama é causada pela absorção e emissão de energia pelos elétrons. Quando um elétron absorve energia, ele salta para uma órbita mais energética. Para retornar a sua órbita original, ele libera o excesso de energia na forma de luz.

Os elementos químicos metálicos dos compostos são os responsáveis por produzir a coloração quando exposto a chama, pois estão na forma de cátion. Como o cátion possui elétrons a menos, um elétron interno pode absorver energia da chama e saltar para um nível mais energético. E quando retorna ao seu estado inicial, libera a energia na forma de luz.

Por isso o HCℓ não produz cor, mesmo o hidrogênio formando o cátion H+. Isso porque, o hidrogênio tem apenas um elétron, ou seja, o cátion H+ não tem elétrons internos que possam saltar para um nível mais energético.

Confira mais EXERCÍCIOS RESOLVIDOS sobre ESTRUTURA ATÔMICA.

Veja também: EXERCÍCIOS DE QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA

Gostaria de ver mais RESOLUÇÕES COMENTADAS da UFMG?

Não achou o que procura?