MackenzieMatéria e suas transformaçõesQuímica Geral

Ponto de ebulição de uma substância

(Mackenzie-SP – adaptado) O valor do ponto de ebulição determinado experimentalmente numa amostra de uma certa substância mostrou-se maior do que o valor encontrado em tabelas. Essa diferença pode ser atribuída ao fato de que, no experimento, usou-se:

a) um combustível de alto poder calorífico.

b) uma quantidade de substância muito grande.

c) uma quantidade de substância muito pequena.

d) uma substância composta.

e) uma substância contendo impurezas.

Resolução

Inicialmente, procederemos à análise e avaliação da veracidade das informações em cada item.

a) O poder calorífico, definido como a quantidade de energia liberada na combustão ou oxidação de um combustível por unidade de massa (ou volume, para os gases), não influencia o ponto de ebulição dos materiais. Assim, a informação expressa neste item é incorreta.

b) O ponto de ebulição é uma propriedade intensiva, o que significa que não depende da quantidade de substância presente. Portanto, a informação contida neste item é incorreta.

c) Como já mencionado no item “b”, o ponto de ebulição é uma propriedade intensiva, logo, a quantidade de substância é um fator irrelevante para o aumento do ponto de ebulição. Portanto, a informação neste item também é incorreta.

d) Substâncias compostas são formadas por átomos de dois ou mais elementos químicos diferentes. Embora seja uma maneira de classificar as substâncias, e, poratno, essa característica não interfere nas propriedades físicas. Assim, a informação expressa neste item também é incorreta.

e) A presença de impurezas pode, de fato, alterar as propriedades físicas de uma substância, incluindo o ponto de ebulição. Portanto, a informação neste item é verdadeira.

Diante da análise, concluímos que a informação correta está contida no item “e”.

Gabarito: LETRA E

Não achou o que procura?