Físico-QuímicaTermodinâmica

Um gás foi colocado em um aquecedor e…

(Princípios de Química – Peter Atkins, Loretta Jones) Um gás foi colocado em um aquecedor e ganhou 5500 kJ de energia na forma de calor. Se o volume do cilindro aumentou de 345 mL para 1846 mL contra uma pressão atmosférica de 750 Torr durante o processo, qual é a variação de energia interna do gás no cilindro?

Resolução

De acordo com a 1ª lei da termodinâmica, a energia interna (ΔU) de um sistema fechado é igual a soma do calor (q) e trabalho (W) envolvidos.

O calor é definido como a transferência de energia que ocorre devido a uma diferença de temperatura entre corpos. Isto é, o calor passa de um corpo com temperatura mais alta para um corpo com temperatura mais baixa. Por convenção, o sinal de q é positivo para sistemas que absorvem calor e negativo para aqueles que liberam calor.

O trabalho é calculado pelo produto entre a pressão (P) e a variação do volume (ΔV) e, por convenção, apresenta sinal positivo quando realizado contra o sistema (compressão de um gás), e negativo nos casos em que é realizado a favor do sistema (expansão de um gás).

Como no sistema apresentado no enunciado, o gás absorve calor do meio externo e sofre expansão, a fórmula da primeira lei pode ser reescrita, como mostrado abaixo.

A variação do volume é igual ao volume final menos o volume inicial, conforme mostrado a seguir.

Antes de substituir os valores na equação da primeira lei, é conveniente converter a pressão de torricelli (Torr) para pascal (Pa) e o volume de mililitro (mℓ) para metro cúbico (m3). Pois assim será possível expressar a variação da energia interna em joules (J), que é a unidade de energia no Sistema Internacional de Medidas (SI).

De acordo com a tabela conversão de unidades de pressão, 1 Torr é igual a 133,323 Pa. Logo:

 

Sabe-se que 1 mℓ é e milésima parte de 1 ℓ, logo, 1501 mℓ é igual a 1,501 ℓ. Segundo a tabela de conversão de unidades de volume, 1000 ℓ é equivalente a 1 m3. Desse modo, tem-se:

Por fim, basta utilizar substituir os valores na equação da primeira lei.

* Foram utilizadas as seguintes relações:

  • m3 = J
  • 1 kJ = 1000 J

Portanto, a variação de energia interna do sistema referente ao trabalho é insignificante quando comparada com o calor.

Confira mais EXERCÍCIOS RESOLVIDOS sobre TERMODINÂMICA.

Tá afim de ver mais RESOLUÇÕES COMENTADAS do livro Princípios de Química – Peter Atkins, Loretta Jones?

Não achou o que procura?