Grandezas FísicasQuímica Geral

Em um recipiente contendo 100 mL (1,37 kg) de mercúrio…

(UFG-GO) Em um recipiente contendo 100 mL (1,37 kg) de mercúrio líquido, são colocados dois cubos (A e B), com volumes de 2 cm3 cada, de um material inerte diante do mercúrio. Os cubos têm massas de 14 g e 20 g, respectivamente. Ao serem colocados no recipiente:

a) os cubos vão para o fundo.

b) o cubo A afunda e o B flutua.

c) o cubo B afunda e o A flutua.

d) os cubos flutuam a meio caminho do fundo.

e) os cubos ficam na superfície do líquido.

Resolução

Para resolver o problema, inicialmente calculamos a densidade do mercúrio e dos cubos imersos no recipiente. A densidade é definida como a razão entre a massa e o volume, expressa pela fórmula ρ = m / V, onde a unidade adotada para densidade será g/cm³.

Para o mercúrio, realizamos as conversões necessárias: 100 mL de mercúrio equivalem a 100 cm³ e 1,27 kg de mercúrio equivalem a 1.270 g. Assim, podemos calcular a densidade do mercúrio:

Quanto aos cubos, as unidades de volume (cm³) e massa (g) já estão adequadas. Calculamos as densidades dos cubos A e B utilizando a fórmula de densidade:

Ambos os cubos apresentam densidades inferiores à do mercúrio, indicando que ambos ficarão na superfície. Portanto, a alternativa correta é a letra E.

Gabarito: LETRA E

Não achou o que procura?